PROJETOS

PROBEX 2021

Projetos em execução:

UFPB no combate à COVID-19: as ações da INCUBES na promoção da economia solidária e segurança alimentar e nutricional - Coordenador: Vanderson Gonçalves Carneiro (DGP)

Economia, Mulher & Solidariedade: práticas públicas nacionais e internacionais -  Coordenadora: Íris Gomes dos Santos (DGP)

UFPB no combate à covid-19: economia solidária, mapeamento de ações e redes de apoio aos trabalhadores da comunidade São Rafael no contexto da pandemia - Coordenadora: Tatiana de Lucena Torres (CCHLA)

Formação em Economia Solidária: por novas relações de trabalho, tecendo resistência e solidariedade. Coordenadora: Manuella Castelo Branco Pessoa (CCHLA) 

UFPB no combate à COVID-19: sopão solidário ECOLANCHES - Ano II - um elo da rede de apoio aos moradores da Comunidade São Rafael - Coordenadora: Mariana Moura Nóbrega (CT)


PROBEX -2020- INCUBES: Economia solidária e segurança alimentar e nutricional 

A partir das experiências e atividades realizadas pela INCUBES e pelo NUPLAR, este projeto de extensão procura dar continuidade às ações, tendo como foco as interfaces entre as experiências de incubação, a economia solidária e a política de segurança alimentar e nutricional. É de nosso entendimento que para além da sinergia destas temáticas (extensão universitária, economia solidária, segurança alimentar), é necessário avançar com ações imediatas que possam de alguma forma contribuir com a redução das desigualdades, da pobreza e combate a fome, considerando a perspectiva de acesso a direitos.

Este contexto apontado para o projeto antes da pandemia, não se altera no atual momento de isolamento social, aliás, se torna ainda mais grave, devido a situação de vulnerabilidade do público atendido. Neste caso, o projeto não altera seu foco, mas sim sua forma de atuação e metodologia de incubação. Assim ele foi readequado tendo como proposta de ações: 1)apoio e acompanhamento aos grupos de economia solidária; 2) Levantamento de informações sobre grupos de economia solidária e construção de um portal que funcionar como Espaço Colaborativo da Economia Solidária; 3) realização de processos formativos com a equipe e com os trabalhadores/as envolvidos 4) apoio as políticas públicas voltadas para o enfrentamento da pandemia. 


SISAN - Universidades

O projeto SISAN Universidades é uma articulação entre instituições de ensino superior em três estados do Nordeste: Pernambuco (UFRPE); Paraíba (UFPB e UFCG), e Rio Grande do Norte (UFRN), que visa a implementação e fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).Tal iniciativa busca sensibilizar municípios em cada um dos estados, através da mobilização para criação de Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e Câmaras Inter secretariais de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), além da elaboração de Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN), entre outras políticas públicas, desde o ano de 2016.

Na Paraíba, observa-se que a implementação do projeto tem sido de grande importância, no sentido do fortalecimento das ações SAN no estado, visto que já possui CAISAN e CONSEA ativos. Assim, o projeto vem apoiando o fortalecimento do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba - SESAN/PB, onde no ano de 2016 houve o lançamento do primeiro Plano Estadual de SAN da Paraíba (PESAN-PB).

As ações do projeto vêm ocorrendo sobretudo por meio de processos de formação e assessoria técnica ofertada aos gestores, conselheiros e membros da sociedade civil e setores da administração estadual.


LEGADO, CONTINUIDADE E INOVAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DE CENTROS PÚBLICOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA - Edital PIBIC 2019/2020 

A pesquisa se propõe  realizar mapeamento preliminar da criação e implantação de Centros Públicos de Economia Solidária no Brasil, levando em consideração aspectos de continuidade e inovação nos modelos de gestão. 


Dimensões Analíticas e metodológicas do levantamento/diagnóstico das condições de segurança alimentar dos povos e comunidades tradicionais - Edital PIBIC 2019/2020

A pesquisa realizada está vinculada ao Projeto SISAN Universidades (UFRPE-UFPB-UFRN) e procurou contribuir com o objetivo deste projeto de elaboração de metodologias e realização de levantamento das condições de segurança alimentar dos povos e comunidades tradicionais (PCTs). A relação de segurança alimentar e nutricional (SAN) e PCTs está inscrito em diversas normativas da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O quadro atual demonstra que apesar de avanços na política de SAN, são graves as condições de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar dos PCTs, especialmente por serem invisibilizados e pouco atendidos com políticas que contemplem suas particularidades e territorialidades. No caso dos povos e comunidades de matriz africana e de terreiros (foco desta pesquisa), há lacunas de informações e estudos mais sistematizados e que relacione às políticas de SAN. Diante disto, esta pesquisa buscou inicialmente levantar e sistematizar informações e metodologias para subsidiar a elaboração do referido diagnóstico. Por sua vez, no decorrer dos primeiros meses, a pesquisa avançou nesta discussão e contribuiu com a elaboração e execução de Diagnóstico dos povos e comunidades de matriz africana e de terreiros, com ênfase na Jurema.

Comercialização de Agroecológicos na Paraíba - Edital PIBIC 2017/2018

Analisar o processo de Comercialização de orgânicos, suas racionalidade e estratégias, na cidade de João Pessoa (PB). Objetivos Específicos: Verificar se há diferenciação de preços entre orgânicos em João Pessoa (PB). Realizar um levantamento de preços em diferentes espaços agroecológicos na cidade de João Pessoa. Diagnosticar potenciais dificuldades que possam levar a diferenciação entre os espaços de comercialização. 


O papel dos comitês gestores na política pública de economia solidária - Edital PIBIC 2017/2018

Realizar pesquisa descritiva e comparativa sobre o papel dos comitês gestores na implementação de ações e programas da política pública de economia solidária no Estado da Paraíba, levando em consideração a contextualização destes espaços participativos, dos atores envolvidos e a participação nas deliberações, bem como a abrangência, escopo deliberativo e análise das deliberações destes comitês em relação ao conteúdo da política pública 


PROBEX / UFPB 2018 - Fortalecimento do empreendimento econômico solidário ECOLANCHES: Melhoria Na Solução De Planejamento E Controle Da Produção (PCP)

Este projeto se insere no processo de incubação da Ecolanches, uma lanchonete situada no Campus I da UFPB, onde um grupo de moradoras da Comunidade São Rafael produz e comercializa alimentos saudáveis diferenciados, com apoio da INCUBES - Incubadora de Empreendimentos Sociais - órgão ligado à PRAC/UFPB. O grupo já obteve resultados significativos, mas ainda precisa se fortalecer em termos de gestão para atingir os patamares de sustentabilidade, viabilidade econômica e autonomia para iniciar a fase de desincubação. Este projeto visa contribuir com esse processo, mobilizando conhecimentos da Engenharia de Produção, da Psicologia do Trabalho, da Educação Popular e da Gestão Organizacional para enfrentar problemas na gestão da produção dos alimentos. Nesse sentido, o objetivo é melhorar a solução de de Planejamento e Controle da Produção (PCP), apropriada às características da Ecolanches, adotando metodologias participativas que favoreçam o empoderamento dos indivíduos e do grupo, especialmente em seu caráter coletivo e autogestionário.


PROBEX / UFPB 2018 - Vivencias na autogestão: fortalecimento de equipamentos públicos de economia solidária

O projeto pretende contribuir no fortalecimento de equipamentos públicos multifuncionais constituídos no ano de 2017 pelo governo Estadual, que teve o acompanhamento da INCUBES. Pela complexidade de tais equipamentos e pela necessidade de continuidade dos trabalhos de assessoria aos EES na gestão destes espaços, o presente projeto busca dar continuidade no desenvolvimento de metodologias próprias de incubação de gestão de equipamentos e espaços públicos por parte de empreendimentos econômicos solidários, bem como assessorar os EES na execução em 2018 destas metodologias de gestão.  


Observatório Nordestino de Políticas de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional - OBSERVASAN - Chamada CNPq/MCTIC Nº 016/2016 

O OBSERVASAN é um grupo interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional com foco nas seguintes linhas temáticas: 1) Direito Humano à Alimentação Adequada, 2) Políticas Públicas em SAN e 3)Gestão Pública da Produção e Abastecimento Alimentar. Sediado na Universidade Federal da Paraíba e vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular - NUPLAR, vinculado à Coordenação de Educação Popular - COEP/PRAC, o ObservaSAN tem como missão: Estudar, analisar e contribuir de maneira multidisciplinar, sobre as políticas de segurança e soberania alimentar no nordeste brasileiro com foco nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, atuando em rede nas áreas de ensino, pesquisa e extensão; fomentar o debate crítico e subsidiar as gestões dos entes federativos.

O Observatório organiza-se em grupo de estudo e pesquisa e atividades de extensão


Metodologias de incubação de empreendimentos econômicos solidários com foco no desenvolvimento territorial, redes de cooperação e autogestão de espaços públicos - Chamada CNPq/MTb-SENAES Nº 27/2017 - ano de execução 2018. (INCUBADORAS/CNPq)

O projeto de pesquisa, inovação e extensão possui como objetivo geral o aprimoramento e construção de metodologias de incubação de empreendimentos econômicos solidários com foco no desenvolvimento territorial, em redes de cooperação e na autogestão de espaços públicos articuladas às ações da INCUBES. 


PROMOÇÃO DE AÇÕES INTEGRADAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E TERRITORIAL VISANDO A SUPERAÇÃO DA EXTREMA POBREZA NO ESTADO DA PARAÍBA 

O Projeto de Promoção de Ações Integradas de Economia Solidária para o Desenvolvimento Local e Territorial Visando a Superação da Extrema Pobreza no Estado da Paraíba será executado sob a responsabilidade da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano -SEDH, e, em parceria com as articulações da sociedade civil organizada responsáveis pela organização das redes beneficiárias da presente proposta: Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, INCUBES/UFPB, Rede Lixo e Cidadania e Articulação do Semiárido Paraibano.

As ações do projeto estão organizadas a partir de cinco eixos centrais estratégicos, que são:

1 - Fortalecimento das Redes de Cooperação Econômicas Solidárias;

2 - Apoio às iniciativas de finanças solidárias, nomeadamente às experiências de Fundos Rotativos Solidários e Bancos Comunitários;

3 - Constituição de espaços de comercialização solidários;

4 - Realização de atividades sistemáticas de formação e qualificação social e profissional com os trabalhadores e trabalhadoras que integram os Empreendimentos Econômicos Solidários;

5. Fortalecimento da institucionalidade das políticas públicas de economia solidária, através da constituição de Centros Públicos de Economia Solidária e Casas de Economia Solidária.


PROEXT 2016 (projeto) - Fortalecimento das relações de parceria entre poder público e organizações da sociedade civil na Paraíba: políticas sociais e a Lei 13.019/2014 

Consiste em desenvolver um trabalho interdisciplinar, ao mesmo tempo de formação, capacitação e assessoria técnica, simultaneamente para gestores públicos, membros de conselhos de políticas públicas e Organizações da Sociedade Civil, no campo das políticas sociais em execução na Paraíba em torno da implantação do novo regime jurídico das parcerias voluntarias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mutua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público consolidado na lei 13.019/2014, também conhecida como Marco Regulatório da Sociedade Civil - MROSC.


PROEXT 2016/2017 (programa) - Integração da produção autogestionária de produtos orgânicos, fitoterápicos e saúde mental. 

Com as ações de incubação de uma rede produtiva comunitária e institucional serão realizadas atividades de formação, assessoria técnica e acompanhamento aos empreendimentos solidários,até que alcancem patamares de sustentabilidade, viabilidade econômica, autonomia e segurança. A incubação envolve igualmente ações de resgate da identidade grupal, fortalecimento econômico das famílias, organização de grupos inter-cooperativos, ampliação da organização e conscientização política/ cidadã. Pretende contribuir com um novo modelo econômico e civilizatório, plasmando uns dos princípios fundamentais da filosofia do bem-viver com a formação de uma rede de produção e consumo autossustentável: ECOVÁRZEA (Associação dos Agricultores/ras Agroecológica da Várzea Paraibana), os CAPEs (Centros de Atenção Psicossocial) e os CPICS (Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde -Fitoterapia), ambos da Secretaria Municipal de Saúde de JP. A população beneficiada são os atores participantes do programa e as comunidades/ instituições dos 4 municípios: João Pessoa, Cruz Espírito Santo, Sape e Conde, incluindo á UFPB. A INCUBES propõe uma alternativa viável aos modelos de organização socioeconômica baseada no agronegócio/agrotóxicos (Brasil foi o maior consumidor mundial de agrotóxicos, com 1 milhão de toneladas, media de 5,2 kg /habitante, segundo o INCA, 2014), como ao modelo médico hegemônico de produção de medicamentos alopáticos com fins exclusivos de lucro e privativos de patente. O acionar esta sustentado nos decreto n. 7.272/2010, da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSANSu), no PRONINC (lei BR-9867/1999). E no art. 3º da Lei nº 8.080/90, garantidora de condições de bem-estar físico, mental e social, como fatores do bem viver coletivo.

PROEXT 2016/2017 (programa) - Economia solidária e território: Fortalecimento dos Núcleos de desenvolvimento solidário e apoio às políticas públicas de economia solidária

O Programa "Economia solidária e território: fortalecimento dos núcleos de desenvolvimento comunitário e apoio à implementação de políticas públicas, visa dar continuidade às ações que a Incubadora de Empreendimentos Solidários da UFPB - INCUBES/NUPLAR/UFPB vem realizando desde 2011 nas Comunidades da Região Metropolitana de João Pessoa, com a especificidade de fortalecer três eixos de ação que se colocam como fundamentais para o avanço e institucionalização das práticas de economia solidária como políticas públicas. a) Constituição e fortalecimento de Núcleos de Desenvolvimento Comunitário, enquanto estrutura institucional para a animação e articulação de processos territoriais de desenvolvimento, formação de redes de cooperação, cadeias produtivas e ações de finanças solidárias, especialmente através da utilização de bancos comunitários e moedas sociais; b) Apoio à formulação e implementação de políticas públicas no campo da economia solidária, educação popular, desenvolvimento local, agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária, e articulação das políticas públicas para o apoio aos empreendimentos solidários e aos territórios participantes do Programa. Além disto, procura contribuir com a institucionalização e disseminação de políticas públicas nos municípios paraibanos. c) Apoio, Fomento e Assessoria Técnica à Economia Solidária e Articulação com os Movimentos Sociais. Para a realização destes eixos de ação serão desenvolvidas mais três ações de caráter formativo, de assessoria e de produção acadêmica. i) processos de incubação de empreendimentos econômicos solidários; ii) realização de cursos, oficinas e seminários; iii) produção e publicação de cartilhas, livros, artigos, relatórios técnicos e outros produtos acadêmicos que tratem da temática do programa.

PROEXT 2014 - NÚCLEOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: Economia Solidária e Financias Solidárias na Região Metropolitana de João pessoa


PROEXT 2014 - RÁDIO COMUNITÁRIAS E ECONOMIA SOLIDÁRIA: Fortalecendo a voz popular na região metropolitana de João Pessoa.


Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora